Ana Maria Correia Oliveira Ataíde Magalhães

DISCIPLINA:

Análise e Técnicas de Composição

Ana de Ataíde Magalhães nasceu em Espinho em 1974. Em 1993 concluiu o curso no Conservatório de Música do Porto e prosseguiu os estudos de Composição na ESMAE. Em 2008 realizou a profissionalização em serviço na Universidade de Aveiro.
Enquanto compositora colabora regularmente com diferentes solistas e ensembles e as suas composições têm sido executadas em Portugal, Espanha, Brasil, Itália e Moçambique.
Em 2015 a sua composição “In Memoriam” foi finalista no concurso “Cambridge Philharmonic Orchestra Call for Scores” e “Fanfare Dialogues”, para dueto de trompetes, vencedora no “Two Minutes Première Project”, organizado pelo Trumpet Festival of the Southwest - Universidade de Alabama, tendo sido estreada a 16 de janeiro de 2016.
A convite do Associação Clarinetissimo.com, escreve “Civitas Sancta Mariae”, sendo gravada pelo solista Josep Fuster e pelo Clarinetíssimo Ensemble e integrada no Cd comemorativo dos 15 anos do grupo.
No concerto de estreia da Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa, em 18 de abril de 2019, foi executada a versão integral para orquestra de “In Memoriam”, dirigida por Tobias Gossmann.
Foi, desde 1999 até 2018, professora no Conservatório de Música de Coimbra onde paralelamente exerceu funções como assessora da direção. Atualmente é professora no Conservatório de Música do Porto e Academia de Música de Paços de Brandão.