Liliana Natália Aparício

Acordeão

Liliana Aparício é natural de Viseu (Portugal). Entre 2001 e 2009 frequentou o Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão de Viseu, tendo terminado o Curso Complementar Supletivo de Instrumento (Acordeão), na classe do Prof. Abel Moura.
É Licenciada em Música (2012) e Mestre em Ensino de Música (2014) pela Universidade de Aveiro, na vertente de Acordeão.
Em 2015, ingressou no Doutoramento em Estudos Contemporâneos no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (Ceis20), da Universidade de Coimbra, onde tem vindo a participar em Conferências nacionais e internacionais e publicado alguns artigos científicos nas áreas da Música e Medicina, Música e Educação e Música e Filosofia (Revistas Mneme e Medical Problems of Performing Artists).
Entre 2017 e 2019, no âmbito do Projeto Erasmus+, fez Formação nas áreas da Música e Comunidade e Improvisação (Criação e (Des)construção Musical), tendo trabalhado também com diferentes formadores e músicos da Bournemouth Symphony Orchestra (Inglaterra) e da ESMUC (Escola Superior de Música da Catalunha – Barcelona – Espanha).
Tem colaborado em inúmeros projetos a solo, em música de câmara e em orquestra, onde integra diferentes projetos de estilos musicais diferentes, desde a música erudita à mais tradicional.
Orientou algumas Masterclasses de Acordeão e tem vindo a participar e a organizar inúmeros eventos pedagógicos e artísticos relacionados com o Acordeão, nomeadamente: Festivais de Acordeão, Workshops, Conferências nacionais e internacionais, Concertos, Audições, Masterclasses, Concursos/ Júri de Concursos, entre outros.
 Ao longo dos anos tem vindo a trabalhar também com grandes nomes do Acordeão de nível nacional e internacional, nomeadamente, Aníbal Freire, João Frade, Gonçalo Pescada, Nuno Silva (Portugal), Vladimir Zubitsky (Rússia), Richard Galliano (França), Owen Murray (Inglaterra), Gorka Hermosa (Espanha), Olivier Douyez (Bélgica), Frank Angelis (França), Hanzhi Wang (China), entre outros.
Neste momento, está a prosseguir os seus estudos de Doutoramento na Universidade de Coimbra e é docente de Acordeão no Conservatório de Música do Porto, no Conservatório de Música de Barcelos, na Academia de Música de Vilar do Paraíso, na Escola de Música de Perosinho, na Academia de Música de Paços de Brandão, na Academia de Música da Associação Recreativa e Cultural de Serzedo (professora e coordenadora pedagógica), na Escola de Música da Juventude de Sanguedo, na Escola de Música Compassos de São Gabriel e na Escola de Música do Grupo Coral de Esmoriz.