Judite da Conceição Rodrigues

DISCIPLINA:
Ciências Naturais

Guitarrista e professor do quadro de escola do Conservatório de Música do Porto.
    Iniciou os seus estudos musicais com cinco anos de idade no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga onde, aos nove anos de idade, começa a estudar guitarra com o professor Carlos Meireles.
    Realizou a Licenciatura em Guitarra na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo - Instituto Politécnico do Porto, onde recebe aulas de guitarra e música de câmara dos professores José Pina, Artur Caldeira, Hugo Sanches e Ana Mafalda Castro. Foi distinguido com o prémio da Fundação Engenheiro António de Almeida por concluir a licenciatura em guitarra com a mais elevada classificação.
    Em 2004 conhece Ricardo Gallén e começa a ser orientado por ele na Escuela Luthier d’Arts Musicals em Barcelona e, entre 2005 e 2007, no “I Mestrado em Guitarra e Interpretação Musical” na Universidade da Extremadura em Cáceres, obtendo elevada classificação no exame final às disciplinas de Estilo e Interpretação e de Baixo Contínuo.
    Participou em Masterclasses com grandes mestres como Betho Davezac, Alberto Ponce, Juan Carlos Rivera, José Pina, Paulo Vaz de Carvalho, Aldo Rodríguez, Margarita Escarpa, Carles Trepat, Carlo Marchione, Marco Socías, Alex Garrobé, Dejan Ivanovic, Ricardo Gallén, Joaquín Clerch e Léo Brouwer.
    Como professor de guitarra e de música de câmara lecionou em várias Escolas do Ensino Especializado da Música e no Ensino Superior. Na sua atividade pedagógica inclui-se também o envolvimento na organização e dinamização de vários eventos, nomeadamente os “Ciclos de Guitarra de Guimarães” ou “Festival de Guitarra de Braga”. É convidado para a realização de Workshops temáticos em várias escolas do país e integrou júris de concursos nacionais e internacionais de guitarra, realizados em Portugal e em Espanha.
    Gravou as obras premiadas das duas edições do Concurso de Composição Hispano-Luso para Guitarra Clássica “Cidade de Badajoz”, em colaboração com Júlio Guerreiro (Lisboa) e Eduardo Inestal (Salamanca / Dusseldörf), tendo realizado concertos de apresentação do CD em Portugal e Espanha.
    Apresenta-se regularmente em público, a solo ou integrando diversos grupos de câmara e orquestrais, tendo tocado em Portugal, Espanha e França, nomeadamente sob a direção dos Maestros Leo Brouwer, Piero Bellugi ou Charles Roussin, em duo com a soprano Maria João Matos, em duos com os guitarristas Vincent Maurice, Vítor Gandarela e Mário Carreira ou como concertino da Orquestra de Cordas Dedilhadas do Minho.
    Apaixonado pela Música, pela Educação e pela Vida, envolve-se em ativismos cívicos, sindicais e políticos, com o empenho de quem acredita convictamente num futuro mais humanista.