Encontro de Violas d’Arco

Recital de Clarinete e Piano

Victor Pereira – Clarinete | Vítor Pinho – Piano

4 | maio | 21h30 | Auditório do Conservatório de Música do Porto

Os percursos artísticos do clarinetista Victor Pereira e do pianista Vítor Pinho são em muitos momentos partilhados. Desde a década de 90, altura da passagem de ambos pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, partilham regularmente o palco nas principais salas portuguesas e também além-fronteiras, nomeadamente no âmbito da sua colaboração com o Remix Ensemble da Casa da Música.

Dessa colaboração surgiu naturalmente a oportunidade e o interesse de se apresentarem na formação de duo, tendo participado em eventos como o Encontro Nacional de Clarinetistas em 2014 e a Academia Ibero-Americana do Clarinete em 2016.

A formação de clarinete e piano despertou interesse a compositores como J. Brahms, R. Schumann, C. Saint-Saëns, C. Debussy, W. Lutoslawsky, entre muitos outros. Dessa forma, aliado a um interesse comum pela música contemporânea, leva-os a apresentar, para além de compositores consagrados, obras de compositores contemporâneos, com especial atenção à música portuguesa.

Este programa reflete justamente essa simbiose entre tradição e música atual, englobando um conjunto de obras de carácter lírico e virtuoso que permitem apreciar a grande versatilidade desta formação.

I Parte
C. Saint-Saëns – Sonata para Clarinete, op. 167
W. Lutoslawsky – 5 Prelúdios de Dança

II Parte
Fernando Lapa – Nem tudo ou nada
Luís Carvalho – Trois Pièces d’Hommage
R. Schumann – Phantasiestücke, op. 73
Seo wordpress plugin by www.seowizard.org.