Andrea De Vitis
6, 7 e 8 de fev 2025
Recital
6 fev 2025 | 21h00
Auditório do Conservatório de Música do Porto
Reservas e Bilheteira:
Masterclass
6, 7 e 8 de fev 2025
Pequeno Auditório do Conservatório de Música do Porto
Andrea De Vitis
“Andrea De Vitis é um daqueles intérpretes que conquistam a audiência graças à nitidez e enorme definição na sua forma de tocar, ao extraordinário controlo da dinâmica e da agógica, e à clareza com que ele apresenta o seu pensamento, enquanto traduz o pensamento do Autor” (Il Fronimo).
“As suas escolhas não oprimem a intenção musical nem são clichês; em vez disso, ambas realçam e trazem clareza a música, definindo a estrutura e juntando-lhe carisma” (American Record Guide).
Andrea De Vitis é reconhecido pela “infinita paleta de cores que cria” (American Record Guide), “o absoluto controlo dos detalhes da execução” (Silesia prezentuje) e pelas suas “interpretações maduras” (Musica) com “profunda musicalidade” (Guitart).
A sua intensa atividade concertística levou-o a ser convidado a tocar em salas de concerto de enorme prestígio, tais como a Academia Liszt em Budapeste, o Grand Theatre em Shanghai, Academia de Música de Cracóvia, o Sheen Theatre em New York, bem como no resto da Europa, EUA, México, China, Japão e Rússia.
Estudou com Oscar Ghiglia, Paolo Pegoraro, Arturo Tallini, Frédéric Zigante, Pavel Steidl, Leonardo De Angelis, Carlo Marchione, Adriano Del Sal.
Professor na Universitat Mozarteum de Salzburgo (Áustria), Andrea De Vitis é frequentemente convidado a fazer masterclasses em prestigiados festivais, academias e conservatórios: Conservatório de Maastricht (Paises Baixos), California State University (EUA), Copenhagen Royal Academy (Dinamarca), Staatliche Hochschule fur Musik und Darstellende Kunst Stuttgart (Alemanha), TU University Dublin (Irlanda), Conservatoire de Lyon (França), Koblenz Guitar Festival (Alemanha), Festival de guitarra de Petrer (Espanha).
De Vitis tem igualmente uma intensa atividade de gravações e todos os seus álbuns receberam excelentes críticas em revistas internacionais, incluindo a Soundboard, Amadeus, Gendai Guitar, Suonare News, Fronimo, Melomano. Andrea obteve o prémio Guitarra de Ouro “para melhor álbum” em 2016 e 2019 no prestigiado Encontro Internacional de Guitarra de Milão e Alessandria (Itália).
Em 2019 a etiqueta Naxos Records lançou o seu duplo álbum “Alexandre Tansman – Complete Works for Guitar”, que inclui a estreia mundial de obras recentemente descobertas e versões manuscritas de outras composições anteriormente publicadas. Andrea De Vitis foi o primeiro a tocar “3 dances in modo polonico”, de Alexandre Tansman, comparando as obras editadas com os manuscritos originais. “De Vitis cuidadosamente restabelece o original do compositor, inclusive os momentos que Segovia considerava inadequados para a guitarra. O resultado é sublime. O seu respeito pelo texto musical continua na sua interpretação” (American Record Guide), “interpretações comoventes” (Amadeus, Itália), “uma gravação de referência” (SeiCorde, Itália), “expressividade refinada” (Melomano, Espanha), “um feito importante para o mundo da guitarra clássica” (Gendai Guitar, Japão). Em 2023, a Naxos lançou o seu mais recente projeto sobre Mario Castelnuovo-Tedesco, Greeting cards para guitarra.
De Vitis venceu mais de 40 prémios em vários concursos internacionais, incluindo o Guitar Masters (Polónia), Forum Gitarre Wien (Áustria), Iserlohn International Guitar Competition (Alemanha), Certame “Julian Arcas” de Almería (Espanha), Budapest International Guitar Competition (Hungria), os concursos de Gargnano, Gorizia e Pittaluga (Itália) e o Guitar Foundation of America (EUA); recebeu igualmente 3 vezes o prémio “Guitarra de Ouro” no Encontro Internacional de Guitarra de Milão e Alessandria (Itália) e a medalha de Mérito Artístico do Senado da República Italiana.
Um defensor do novo repertório para guitarra, De Vitis tem vindo a estrear numerosas peças a ele dedicadas por reconhecidos compositores da atualidade, tais como Inês Badalo, Fernando Maglia, Giorgio Colombo Taccani, Marco De Biasi, Marco Ramelli, Angelo Gilardino, Giacomo Susani.
As suas transcrições (J. S. Bach, Enrique Granados) e edições (Tansman, Gilardino) estão publicadas pela Productions d’Oz, Hal Leonard, Durand.
Andrea De Vitis é um artista D'Addario desde 2014 e toca com guitarras de Walter Verreydt e Hermann Hauser.