Orçamento Participativo 2020

"Pelo quarto ano consecutivo, os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e/ou do ensino secundário vão poder decidir o que querem melhorar na sua escola. Para isso, precisam de ter uma ideia, reunir apoio e, claro, conseguir os votos dos colegas!

O Orçamento Participativo das Escolas (OPE) pretende dar voz aos estudantes e dar resposta às suas necessidades e interesses, promovendo valores e práticas indispensáveis à vida democrática. Este processo envolve a comunidade escolar como um todo, já que o desenvolvimento da participação cívica é um desígnio central do nosso sistema educativo.

Através de uma verba adicional ao orçamentos das escolas, o Ministério da Educação disponibiliza para o OPE um euro por cada aluno do 3.º ciclo e/ou do ensino secundário. No caso das escolas com menos de 500 alunos, o valor a atribuir será de 500 euros. A verba disponibilizada pode ser complementada por financiamentos suplementares, tal como consta no respetivo Despacho.

Os resultados terão de ser divulgados até ao final de março e as medidas deverão ser executadas pelas escolas até ao final do presente ano civil.

A página do Orçamento Participativo das Escolas, bem como as contas de Facebook e Instagram pretendem ser uma ferramenta informativa e interativa e estão também prontas para serem visitadas por todos" www.opescolas.pt

Maria Manuela Pastor Faria

Diretora-Geral dos Estabelecimentos Escolares

 

Cronograma:

  • até 28 de fevereiro – Apresentação de propostas;
  • entre 9 e 10 de março – Análise Técnica das propostas;
  • entre 9 a 20 de março – Divulgação e sessões de esclarecimento dos projetos;
  • 24 de março – Votação dos projetos (Dia do Estudante – 24 de março).

Videos de promoção OPE’2020:

CONTACTE-NOS

Praça Pedro Nunes
4050-466 Porto
Portugal

  • dummy (+351) 222 073 250

  • dummy(+351) 222 073 251

Newsletter

Insira o seu email e receba as nossas informações