Comemoração do Dia da Criança
Aula Aberta
29 Maio 2019

ERASMUS+

“Europe in Change: STEAMing ahead towards our future” é um projeto “Erasmus+, Ação-chave 2 – Cooperação para a inovação e intercâmbio de boas práticas, parcerias estratégicas para escolas”. Envolve escolas de 6 países (Bélgica, Grécia, Itália, Eslovénia, Portugal e Suécia) e uma duração de 36 meses (2016 a 2019).

O nosso futuro está intimamente ligado com a ciência e o desenvolvimento tecnológico. As próximas décadas testemunharão uma procura incessante por trabalhadores com estas competências. No campo da educação, a Comissão Europeia tem dinamizado projetos STEM (Science Technology Engineering and Maths) de várias formas. Recentemente começou a transição para o STEAM, adicionando o A de Arte. Esta componente (A) acrescenta aspetos como a criatividade, resolução de problemas de forma inovadora e consciencialização social, habilidades fundamentais para o desenvolvimento sustentado da nossa sociedade.

O nosso projeto tem como objetivo prioritário desenvolver materiais educativos de STEAM (STEM + Arte) para estudantes dos 12 aos 17 anos de idade. Estes recursos serão desenvolvidos e avaliados por professores em situações reais de sala de aula e, posteriormente, usados como uma ferramenta inovadora de formação.

O segundo objetivo é a conceção e realização de uma obra de arte interativa a concretizar colaborativamente e que vai ser oferecida ao Parlamento Europeu e exposta no Castelo de Batenborch.

Quarta-feira dia 24 de abril foi um dia festivo para o nosso projeto, a entrega da obra de arte, na qual trabalhamos durante 3 anos, ao Parlamento Europeu.

A abertura oficial ao público, decorreu pela manhã, no Castelo Batenborch nos arredores de Bruxelas e contou na abertura e encerramento da cerimónia, com a música excelentemente executada pelos alunos Gonçalo Silva e Ana Ferreira da classe a professora Isabel Anjo. De tarde decorreu uma visita ao Parlamento Europeu, seguida da abertura da exposição sobre a criação da obra de arte. Após uma breve receção no próprio Parlamento Europeu, todas as delegações estrangeiras fecharam o dia num restaurante grego em Bruxelas.

Para saber mais sobre o projeto:

Se queres participar nesta aventura pede informações para o mail conservatorioporto@gmail.com

Inauguração obra de arte no Castelo Batenborch

Inauguração da exposição no Parlamento