Três Casas, Uma Escola – Centenário do Conservatório de Música do Porto
25 Setembro 2017
Concerto Canto e Piano – Palavras Oníricas – O Surrealismo Português – Centenário do Conservatório de Música do Porto
26 Setembro 2017

Recital de Canto e Piano – Centenário do Conservatório de Música do Porto

Recital de Canto e Piano

Jaime Mota e Cláudia Pereira Pinto

19 | out | 2017 | 21h30

Auditório do Conservatório de Música do Porto

Entrada livre limitada à lotação do auditório

Neste programa comemorativo dos 100 anos do Conservatório de Música do Porto, apresentamos 3 ciclos de canções completamente distintos e raramente ouvidos nas nossas salas de concerto. Começamos com as únicas 5 canções editadas (de uma série de 10) com poemas de Paul Bourget e compostas por um Debussy jovem (entre os 18 e os 21 anos), ainda estudante (de partida para a Alemanha) e pleno de talento, que já indiciava a subtileza e genialidade do compositor que abriria portas à música do futuro. No ciclo de canções do espanhol Xavier Montsalvatge, escrito e orquestrado entre 1945 e 1949, descobrimos um compositor estruturalmente firme, eclético, imaginativo e comunicativo, que utiliza com mestria elementos temáticos de raiz popular, ultrapassando fronteiras entre géneros musicais. Finalmente, concluimos com um extraordinário Richard Strauss que pôs termo à sua criação musical com estas 4 últimas canções (compostas por ordem diferente daquela que surge editada). Apresentado numa versão em que o piano substitui a orquestra original, este ciclo de 1948 com 3 poemas de Hesse e 1 de Eichendorff revela-nos de imediato melodias belíssimas e engenhosamente expandidas e harmonias coloridas e surpreendentes, numa atmosfera sugestiva de profundidade e espiritualidade.

1ª parte

Cinq Chansons Sur Bourget – Claude Debussy